terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bigodes, bigodinhos e Belchior

Como muitos de vocês devem saber (foi bastante divulgado no facebook e afins), hoje, dia 29 de novembro, é o Dia Nacional do Bigode. Aí vocês se perguntam "Pra que deabos existe um dia nacional do bigode??" e eu lhes respondo: pra fazer memes nas redes sociais e pra eu poder tirar as teias de aranha do blog e fazer esse post lindo aqui para vós que me acompanhais.
Bom, eu acho que primeiramente seria digno fazer um apanhado dos bigodes mais famosos do mundo da música nacional e internacional. Então vamos começar.

Acho que é impossível falar de bigode e não lembrar dele, o supra sumo bigodístico do Queen: Freddie Mercury

Bigode de respeito, esse
Outro cantor que merece destaque quando o assunto é aquele bigodinho é Prince

Me seduziu com esse bigode e essa masculinidade
Não poderíamos deixar de mencionar aqui o bigode mar lindo da inglaterra: Ringo Starr

"Mamai me acha lindo"
Em se tratando de bigodes brasileiros, como não falar dele né gente, o dono do apê onde rola bunda lê lê, o que hoje em dia faz a galera dançar kuduro, mas que nessa época embalava a multidão com "Oh baby me leeeeva, me leva que te quero me leva", ele: Latino!

Bigodinho pela metade + camisa aberta + correntinha no peito cabeludo = SENSUALIDADE TOTAL


Bom, mas deixando esses bigodes secundários de lado, vamos falar agora do bigode mais talentoso do Brasil, do garoto propaganda do dia nacional do bigode: Belchior

Seu lindo, casa comigo?
Porque eu tenho escutado muito Belchior, e o cara é muito foda. Tá certo que a voz dele é meio de taquara rachada e tals, mas mesmo assim as músicas dele são muito bonitas. Acho que eu não conseguiria explicar aqui o trabalho de Belchior, porque são músicas tão bem feitas e ao mesmo tempo tão simples, falando de coisas cotidianas, situações tão plausíveis que não tem como não se identificar e gostar logo de cara.
Pra quem não sabe, Belchior é cearense, de Sobral. Ele começou a carreira nos anos 70, lançando o primeiro álbum em 1974 (que ninguém conhece, na verdade), mas só com o segundo disco - Alucinação, de 1976 - foi que ele ficou realmente conhecido. Pra mim é esse o melhor disco.


 "Eu sou apeeenas um rapaz, latiiino americano..." Esse é o verso que logo vem à mente de muitas pessoas quando se fala em Belchior. Essa música é uma das faixas desse álbum genial, onde eu poderia destacar também "Como o diabo gosta" ou "Como nossos pais". Na verdade o álbum é todo muito bom e as letras são tão bonitas que se você tiver numa TPM daquelas é capaz de sair uma crise de choro.
Mas pro dia de hoje eu escolhi compartilhar com vocês Velha roupa colorida, uma das mais bonitas na minha opinião, me digam aí vocês:


Bom, eu acho que ninguém nunca presta atenção nas letras quando eu posto aqui, mas dessa vez vale muito a pena dar uma olhada, porque essa é muito muito bonita, ele faz inclusive uma referência a Edgar Allan Poe que eu acho genial. Vejam bem:

Velha Roupa Colorida

Você não sente nem vê
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer
E o que há algum tempo era jovem novo
Hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer

Nunca mais meu pai falou: "She's leaving home"
E meteu o pé na estrada, "Like a Rolling Stone..."
Nunca mais eu convidei minha menina
Para correr no meu carro...(loucura, chiclete e som)
Nunca mais você saiu a rua em grupo reunido
O dedo em V, cabelo ao vento, amor e flor, quero cartaz
No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais
No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais

Você não sente nem vê Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer
E o que há algum tempo era jovem novo
Hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer

Como Poe, poeta louco americano, eu pergunto ao passarinho: 
"Black bird, Assum Preto, o que se faz?" 
E raven never raven never raven 
Pássaro Preto, pássaro preto black bird me responde: 
"Tudo já ficou atrás" 
E raven never raven never raven
Black bird, Pássaro Preto, Pássaro Preto me responde: 
"O passado nunca mais"

Você não sente nem vê
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer
E o que há algum tempo era jovem novo
Hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer
E precisamos todos rejuvenescer
E precisamos todos rejuvenescer


Em 2009, como a Globo não tinha mais o que fazer, começou a noticiar que Belchior tinha desaparecido depois de fazer um show com Tom Zé em abril. Daí começaram a surgir histórias que ele estava na holanda e em mais um bocado de lugares. Belchior se tornou mais procurado que Wally e Carmen San Diego. Depois de todo esse escarcéu e essa fofoca, descobriram que ele tava no Uruguai, apenas.


Bom, então foi isso. Feliz dia do bigode pra vocês!


Um apêlo: Rapazes, NÃO usem bigode, só se tiver uma barba junto, sim? Deixem isso nos anos 80, combinado?

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário